Escola e Meio Ambiente promovem importante palestra sobre o Lixo

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deocleciano Rodrigues da Silva, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio ambiente, promoveu nesta quarta-feira, 15, uma importante palestra sobre o “Lixo”, ministrada pelo supervisor de coleta da empresa Engesa, Claudio Pless, e o motorista responsável pela coleta do lixo no município, Alvio Anesse, da cidade de Três de Maio. As atividades fazem parte do eixo temático da rede municipal que aborda neste trimestre sobre o meio ambiente.

Os principais assuntos abordados foram: como funciona a coleta na cidade, quantidade e para onde vai o lixo recolhido, bem como quais os tipos que o caminhão não pode recolher, e a separação do mesmo para ser coletado - por exemplo, o vidro, o qual deve ser posto em uma caixa separada ou até mesmo em garrafas pets, pois é grande o índice de acidentes dos funcionários que coletam o lixo na região.

Segundo Claudio, no município são colhidas em média 85 toneladas de lixo por mês, o qual é levado até um aterro sanitário na cidade de Giruá e depositado em uma área com mantas impermeabilizantes que evitam a infiltração de agentes contaminantes. Também é retirado o liquido por sistemas de drenagem eficiente e reaproveitado o gás para a produção de energia no escritório responsável pelo aterro. O supervisor ressaltou a importância da conscientização das comunidades em não jogar resíduos de oficinas (graxa e óleo), considerado classe 1, o qual não é recolhido pela empresa por ser um material altamente contaminante e deve ser coletado por companhia específica, e também resíduos de construções, os quais não são levados pelo caminhão.

O evento realizado nas dependências da escola, contou com a presença do secretário Municipal de Infraestrutura, José Zanir Berro, do coordenador do Departamento de Obras, Jean Jacobi, e da coordenadora do Departamento de Meio Ambiente Maí Brites, além dos professores e alunos da rede municipal de ensino.