Meio Ambiente disponibiliza matrizes da minhoca californiana

   A importância do papel das minhocas há muito já é considerada, como por exemplo, pelo “pai da evolução”, Charles Darwin que em vários de seus escritos ressaltou a importância ecológica desses seres, denominados “os arados da natureza”. Diante disso a Secretaria de Desenvolvimento Rural - setor do Meio Ambiente - em parceria com a EMATER, disponibiliza aos moradores da cidade e interior, matrizes da minhoca californiana e assistência para que se possa construir a vermicompostagem, com propósito em coletar separado o lixo orgânico e produzir adubo para utilização em hortas e jardins.

 

   A Vermicompostagem é um método que se baseia no trabalho das minhocas, organismos especializados na decomposição de matéria orgânica e transforma os resíduos da cozinha (restos de alimentos, legumes, erva mate, folhas, entre outros) em minerais, o húmus.

 

   Conforme levantamento feito pelo Departamento de Meio Ambiente, as minhocas californianas são a melhor escolha para a vermicompostagem (sp Eisenia foetica). Estas minhocas crescem e reproduzem-se facilmente em espaços pequenos e comem mais do que o próprio peso em alimentos, diariamente. Algumas pessoas podem ficar com nojo ou ter algum receio em ter tantas minhocas em casa, mas elas não saem das caixas, não exalam cheiro e muito menos transmitem doenças.

 

   Quando o lixo é destinado de maneira incorreta e fica a céu aberto, Segundo o setor, pode ocorrer contaminação de lençóis freáticos com chorume, emissão de gases do efeito estufa, como o gás metano (CH4- 20 vezes mais prejudicial na atmosfera do que o CO2) e ainda atrai insetos e animais, que podem transmitir doenças ao homem. Uma grande parcela do volume de resíduos produzido anualmente no país é lixo orgânico, que poderia ter um destino muito mais correto do que um aterro sanitário, apesar de que deixar o lixo em casa ainda é um tabu para a maioria das pessoas. Existem varias maneiras de fazer isso, tais como:

 - Compostagem Domésticas: é uma forma em minimizar de maneira sustentável os impactos ambientais do seu consumo diário, esse método faz como que se tenha um local para reutilizar o lixo orgânico em casa, onde será tratado para produzir adubo.

 

Por Tardelli Portela

Fonte: Departamento de Meio Ambiente