Realizado 1º Encontro das Escolas Municipais do Campo

   O Departamento do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e Emater, promoveu no dia 29 de setembro, na Escola Municipal Maximiano Nenê no Rincão Cerro do Ouro, o 1º Encontro das Escolas Municipais do Campo, com o objetivo de integrar as escolas e partilhar conhecimentos. Participaram das atividades alunos, pais e professores das escolas do interior do município.

 

   Durante a manhã, foram divididos grupos onde o engenheiro Agrônomo do Escritório Municipal da Emater, André de Oliveira realizou uma conversa sobre a importância do correto uso, manejo e conservação do solo e da água. Foi mostrado na prática a diferença de três tipos de solos: descoberto (plantio convencional), coberto (plantio direto) e o totalmente coberto (área de campo nativo). Também foi relatado sobre os positivos resultados que a equipe da Emater tem alcançado com o uso de preparos homeopáticos para o controle de carrapatos e de doenças de plantas. Também sobre o uso consciente da água e da importância desta para a vida. Já em outro grupo, a coordenadora do Departamento do Meio Ambiente Maí Brites, destacou a importância da preservação do meio ambiente, bem como os benefícios da compostagem orgânica e a influência da agricultura na cidade.  

 

   Ainda durante a manhã, Sergio Araujo do setor do ICMS e Vanessa Alves da SMEC realizaram uma palestra sobre Educação Fiscal, frisando a importância das notas fiscais para o município e divulgaram as premiações da Participação Fiscal e da Nota Fiscal Gaúcha.

 

   Ao meio dia foi servido um almoço aos participantes e logo após como encerramento foram realizados jogos de integração entre alunos e professores.

 

   A coordenadora do Departamento do Meio Ambiente Maí Brites agradece a participação das escolas e dos palestrantes no evento, da mesma maneira que a diretora da Escola Maxiamiano Nenê, Catharina Garcia, professores e funcionários pela organização do espaço e do almoço ofertado aos participantes. 

 

Por Tardelli Portela – assessor de imprensa da Prefeitura de SAM

Fonte: Departamento do Meio Ambiente