Nota: a importância da prevenção contra a Covid-19

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 19/05/2021 às 11:00   |   Imprimir

Com o objetivo de alertar a comunidade de Santo Antônio das Missões aos cuidados e prevenção à Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que é de suma importância à procura do atendimento médico na presença de todo e qualquer sintoma.

Segundo a Saúde, com a chegada do frio, além do momento crítico da pandemia, surgem outros problemas respiratórios como a gripe H1N1 e também a confirmação da variante P1 em municípios da região missioneira. Por isso, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que os sintomas são semelhantes a outras doenças.

A Saúde, juntamente com a equipe de profissionais da linha de frente à Covid-19, vem alertar sobre o grande número de casos no município em poucos dias, e também o aumento de hospitalizações com pacientes já na fase de comprometimento moderado à grave.

De acordo com os protocolos de prevenção ao coronavírus, os cidadãos santo-antonienses devem ficar atentos aos sintomas e não descumprirem os protocolos de cuidados e prevenção à Covid-19, evitando aglomerações familiares, festas particulares, circulação em locais de risco - principalmente as pessoas com comorbidades.

Registros comprovam o aumento de casos em pacientes mais novos (até mesmo em crianças) que, mesmo não apresentando sintomas, também devem ter os cuidados necessários para que a disseminação do vírus seja diminuída.

Por esses motivos, a Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo à comunidade de Santo Antônio das Missões para que não descuide dos protocolos de prevenção à Covid-19, como o uso de máscaras, higienização das mãos, uso de álcool gel e o distanciamento social.

Mais uma vez, fique atento aos primeiros sintomas e procure o atendimento médico na fase inicial.

Nas últimas semanas, de acordo com a coordenadora da equipe da Covid-19 no município, enfermeira Marieli Ramires, ocorreu um aumento relativo do número de pacientes já com sintomas mais avançados da doença, acarretando, assim, em internações ou complicações devido a não procura antes do atendimento.

Ambulatório Covid-19

A Prefeitura lembra que o atendimento médico do Ambulatório Covid-19, anexo ao Pronto Atendimento Municipal, acontece de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos das 07h às 19h. De segunda a sexta-feira, das 07h30min às 11h30min, a equipe trabalha com coletas de testes PCR, visitas e todas as orientações necessárias à comunidade.

Para qualquer dúvida, o telefone do Ambulatório é o (55) 9-9916-8228. Agradecemos e contamos com o apoio de todos nessa luta!

Fonte: Marieli Ramires/ coordenadora da equipe da Covid-19