Santo Antônio das Missões inicia vacinação contra Covid-19

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 20/01/2021 às 10:05   |   Imprimir

Nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, às 08h48, a técnica de enfermagem Eliete Pereira, 37 anos, foi a primeira vacinada contra a Covid-19 em Santo Antônio das Missões. A servidora pública com 09 anos de experiência trabalha na linha de frente contra o coronavírus no município.

Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação já é realidade em Santo Antônio das Missões. As 130 doses chegaram no início da noite desta terça-feira, 19, na Sala de Vacinas.

Ontem, 19, às 15h, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Associação dos Municípios das Missões (AMM), as doses da CoronaVac chegaram no aeroporto Sepé Tiaraju, onde foram destinadas às Coordenadorias Regionais de Saúde de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa para posterior distribuição nos municípios da região noroeste.

A aplicação da vacina, neste primeiro momento, terá um processo escalonado, obedecendo ao plano de imunização contra a Covid-19, pois a vacina não foi distribuída de acordo com a população, mas sim conforme o número de profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra o vírus, assim como idosos e equipe de trabalho do lar do idoso.

Como afirmou o coordenador da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRE), Yuri Sommer Zabolotsky, “é um começo. Não são muitas doses, mas é um alento este início gradativo de imunizações”. Emocionada, Arriete Pereira, secretária municipal de Saúde, afirmou que “é o início do fim da pandemia do coronavírus”.

Agora, é importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. Por isso, é preciso manter os cuidados de prevenção, pois ainda irá demorar cerca de 6 meses para que boa parte da população missioneira seja vacinada, ressaltou o coordenador Yuri.