Secretaria de Saúde inaugura mais uma Sala de Vacinas que atenderá na ESF 1 Jones Pereira

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 14/12/2022 às 10:03   |   Imprimir

Na manhã desta terça-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou mais uma Sala de Vacinas que passará atender na ESF 1 Jones Pereira, Bairro Jardim dos Pampas.

A nova Sala de Vacinas é uma conquista para a comunidade, pois os usuários da ESF 1 terão a disponibilidade de atendimento sem precisarem se locomover até a Sala Central de Vacinas. O objetivo é proporcionar mais conforto a população santo-antoniense, porque o cidadão terá melhor cobertura vacinal, o que possibilita maior prevenção de doenças.

Para a abertura da sala, de acordo com o secretário de Saúde Lauro Boccacio, foram adquiridos os equipamentos necessários, entre eles: uma câmara fria de alta tecnologia, que garante a manutenção da temperatura ideal das vacinas, que custou R$ 28.000,00 (vinte e oito mil reais), sendo que a Câmara Municipal de Vereadores, na presidência do vereador Leandro Nunes (gestão 2021), doou o montante de R$ 13.000,00 (treze mil reais), e a Prefeitura, através de recursos próprios, pagou os R$ 15.000,00 (quinze mil reais) restantes para a compra dos equipamentos.

Foram capacitadas para efetuarem na imunização, a enfermeira Sandy Issler e a técnica Marizete Araújo, que serão as responsáveis pelo atendimento na unidade. Serão oferecidas todas as vacinas disponíveis no Calendário do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Conforme a responsável técnica pelo setor de vacinas no município, a enfermeira Angelica Oliveira, como a sala está em fase de implantação, inicialmente serão vacinados somente os usuários da ESF 01 - público adolescente e adultos. Posteriormente, a Saúde estará estendendo o atendimento para as crianças, assim como para toda a comunidade, inclusive no período da tarde, pois a sala de vacinas funcionará no mesmo horário da ESF 01, ou seja, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

Por fim, o secretário de Saúde Lauro Boccacio salienta “que nosso município comporta a abertura de 2 pontos fixos de vacinação para atender melhor a comunidade, o que facilitará a acessibilidade da população, possibilitando que alcancemos índices maiores de cobertura vacinal, e inclusive de proteção contra uma eventual nova onda da Covid-19, lembrando que temos 4 casos positivados atualmente”.