Com novo sistema de irrigação, estádio de Santo Antônio das Missões é revitalizado

 Com o intuito de contribuir com a organização comunitária e com a promoção do lazer e das práticas desportivas, o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar elaborou projeto para a irrigação do gramado do Estádio Municipal Reginaldo Rodrigues de Santo Antônio das Missões. O estádio está sendo revitalizado, após duas tentativas de cultivo de grama, sem sucesso, devido à estiagem. Com a irrigação, haverá mais segurança no desenvolvimento das gramíneas, a exemplo do que ocorre em propriedades rurais que adotam a tecnologia.  

 O projeto foi elaborado em agosto de 2022 e entregue à Secretaria Municipal de Educação, via Departamento da Cultura, Desporto e Turismo, que buscou recursos para a implantação junto à Administração Municipal. “A partir dos insucessos nas tentativas de gramar o estádio, sugerimos um projeto de irrigação adaptado ao local, pois os pontos de conexão dos aspersores ficarão abaixo do nível do solo, permitindo assim a prática de esporte sem prejuízos aos esportistas”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar Flávio Bonato.  

 O espaço estava em desuso há alguns anos devido à baixa qualidade do gramado. A iniciativa agora traz benefícios à população, que ocupa o espaço público para praticar esportes e outras atividades físicas, que promovem a saúde e o bem-estar.  

 O sistema de irrigação por aspersão irá contribuir com o desenvolvimento das mudas de grama que serão implantadas na primavera. Foram implantados no mês de julho 18 pontos de aspersores, com distanciamento de 18X18m, sendo que seis aspersores funcionam simultaneamente, com vazão de 2 mil litros de água/hora.  

 Com recursos destinados pela Administração Municipal, a prefeita em exercício, Glasfira Amarante, e o coordenador do Departamento do Desporto e Turismo, Cristiano Barcelos, visitaram o espaço para conferir a implantação do sistema, realizada com assessoramento da Emater/RS-Ascar.  

 Após a implantação das mudas, será feita a fertilização a partir de análise do solo e, posteriormente, será utilizada a irrigação. O projeto do estádio é considerado inovador na região e possui custo relativamente baixo.  

 O Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar já elaborou também dez projetos de irrigação em propriedades rurais do município, voltados a forrageiras em áreas de pecuária. Os interessados em saber mais sobre a implantação de sistemas na propriedade podem procurar a equipe municipal.  

Fonte: Deise Froelich/Emater