Reunião para traçar estratégias de prevenção e planos de apoio logístico no combate a incêndios, em Santo Antônio das Missões

A Prefeitura de Santo Antônio das Missões, Corpo de Bombeiros Militar de São Luiz Gonzaga e Defesa Civil se reuniram para traçar estratégias de ações de prevenção e planos de apoio logístico e pessoal no combate a incêndios em vegetação rasteira e florestais no município.

Com a estiagem, fenômeno causado pela ausência de chuva para o verão 2022/23, o que elevará o risco de incêndios, estão sendo construídos planos de ação para o enfrentamento das queimadas abrangendo os 13 municípios da área de atuação do Bombeiro Militar de São Luiz Gonzaga.

Serão definidas medidas envolvendo os órgãos da sociedade civil, promovido treinamentos de líderes comunitários e dos trabalhadores rurais à realização de atividades preventivas, como: aceiros, cisternas de água, limpeza de vegetação e adaptação de conexão storz (conexão padrão de bombeiro) nos reservatórios/caixas de água da zona rural, com o devido mapeamento.

Devido à distância e o tempo de resposta às propriedades rurais, conforme nota, é fundamental o apoio no primeiro combate e no princípio do incêndio, evitando a propagação.

Na reunião desta quinta-feira, 22/12, o Executivo Municipal se colocou à disposição das autoridades para colaborar. O prefeito Felisberto Ferreira informou que a Secretaria de Agricultura possui 05 bombonas com capacidade de 1.000 litros cada, assim como tratores que poderão auxiliar num possível incêndio em vegetação.

Além do prefeito Felisberto, a reunião contou com a presença do 1º tenente Vandré Reolon de Souza, comandante do Pelotão de Bombeiros Militar de São Luiza Gonzaga, do 2º Sgt Laécio Klug, da assessora jurídica Amanda Nunes, do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Agricultura) Vagner da Silva, do secretário de Infraestrutura Talison Portela e do coordenador municipal da Defesa Civil Rosalino Fontella.