Semana Nacional da Pessoa com Deficiência terá várias atividades em Santo Antônio das Missões

Com base no tema “Inclusão: responsabilidade de Todos”, começa na próxima segunda-feira, dia 20, a 2ª Semana Municipal das Pessoas com Deficiência. Promovida pela Prefeitura e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), por meio das Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde, bem como o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMPED), o evento faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Neste ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla trabalhará o tema “Família e Pessoa com Deficiência protagonistas na implementação das políticas públicas”. Uma programação foi planejada com palestras, apresentações, dias de lazer, atividades religiosas e de integração.

Dia 20/08 (segunda-feira)

- 08h: abertura – Jornada Pandorga do Autismo. Palestrantes Heide Kirst e Nelson Kirst (Associação Pandorga de São Leopoldo). Participação de profissionais da área da Saúde, Educação, Assistência Social, familiares e pessoas interessadas pelo tema. Inscrições: http//www.pandorgaautismo.or/

- Local: Pavilhão de Eventos da Apae. Taxa de inscrção: 1kg de alimento não perecível, os quais serão doados para a Apae e Lar da Criança do município.

Dia 21/08 (terça-feira)

- 09h: tradicional caminhada com a participação das escolas e comunidade local. Saída da Escola Especial Sol Nascente, passando pela Rodoviária em direção a Praça Antônio Vicente do Nascimento.

- 14h: Roda de Conversa, no Pavilhão de Eventos da Apae, com o Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Giruá. Participação de profissionais da Saúde, Assistência Social, pessoas com deficiência, Agentes de Saúde e comunidade em geral.

Dia 22/08 (quarta-feira)

- Divulgação do tema na imprensa falada e escrita: Família e Pessoas com Deficiência protagosnistas na implementação das políticas públicas.

Dia 23/08 (quinta-feira)

- 20h: Jantar de Negócios: “Acessibilidade no Mundo em que Vivemos”. Palestrantes engenheiro civil e empresário Vagner do Prado e a psicóloga Claudia Avila Scaramussa. Participação de empresários, construtores e comunidade em geral.

- Local: Pavilhão de Eventos da Apae.

Dia 24/08 (sexta-feira)

- Das 09h às 11h30min e das 13h às 16h: Dia D Inclusivo. Haverá orientações de serviços relacionados a saúde da mulher e do homem; serviços de reabilitação; orientações e emissões de carteiras para estacionamentos privativos (PCD e Idosos); explanação do projeto “Adolescência Sadia”; e esclarecimento dos direitos da pessoa com deficiência.

- Local: Quadra de Esporte Faustino Lago.

Dia 25/08 (sábado)

- 14h: Passeio Ciclístico Inclusivo “Pedalada Santo Antônio”. Saída da Praça Antônio Vicente do Nascimento, com participação da comunidade em geral.

- 23h: Baile do Baltazar alusivo aos 30 anos da Apae. Animação Carol Banda Show – O Encanto do Baile e a Magia para Você.

- Local: Pavilhão de Eventos da Apae.

Dia 26/08 (domingo)

- 09h: Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz.

Dia 27/08 (segunda-feira)

- “A união faz a força”: entrega de um mimo para todos os colaboradores e voluntários da comunidade local. Participação de todos os envolvidos na realização da semana.