5º Fórum pela Vida nas Missões é realizado em Santo Antônio das Missões

Santo Antônio das Missões recebeu, na manhã desta quarta-feira, 04, um grande número de pessoas de diversas cidades da região missioneira, para participar do 5º Fórum pela Vida nas Missões – plantas e a relação com a vida. Acompanhado da vice-prefeita Izalda Boccacio, o prefeito Puranci Barcelos participou do evento realizado no Salão de Eventos da Associação de pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

O público presente teve a oportunidade de acompanhar várias palestras sobre práticas populares de uso de plantas medicinais e remédios caseiros. O primeiro assunto abordado foi da assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área social, Lisete Maria Primaz, que apresentou o tema “Histórico de Plantas Medicinais”. A segunda foi “Plantas e Relações com a Vida”, feita pelo assistente técnico regional da Emater Jorge João Lunardi. O tema “Na Flor da Idade” também foi conduzido por ele.

O terceiro painel sobre “Histórico de Vida com as Plantas Medicinais” foi conduzido por Elenita Cardoso. Logo após, “Uso das Plantas Bioativas na Agricultura” feita pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Gilmar Francisco Vione e o engenheiro agrônomo André Oliveira. Ainda foi apresentando aos participantes o assunto sobre o “Uso das Plantas Medicinais no Manejo Animal” pelo médico veterinário da Emater de Guarani das Missões Marcelo Machado, e a palestra “Conversando sobre a Dengue” conduzida pela Secretaria Municipal da Saúde.

Ao longo da programação o público também pôde acompanhar apresentações artísticas e participar de dinâmicas proporcionadas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O 5º Fórum pela Vida nas Missões é uma promoção da Prefeitura Municipal, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santo Antônio das Missões. O evento também contou com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, além da Escola Técnica Estadual Achilino de Santis, Paróquia Santo Antônio, Igreja Evangélica Assembleia de Deus e Apae.