Prefeitura inaugura prédio do CREAS em Santo Antônio das Missões

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) localizado na Rua Adriano Dorneles, nº 3965, foi inaugurado nesta sexta-feira, 06, em Santo Antônio das Missões. A unidade foi construída para atender as famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de diretos e em conformidade com as demandas identificadas no município. O CREAS recebeu o nome do ex-prefeito José Alcion Moura.

Veja as fotos aqui

Além do prefeito Puranci Barcelos, da vice-prefeita professora Izalda Boccacio e de familiares do saudoso prefeito José Alcion Moura, Eloí Martins (esposa) e Joao Francisco Vargas Moura (filho), a solenidade contou com a presença de representantes do governo municipal, autoridades e da população que foi conferir de perto mais uma conquista do município.

Desde o ano passado as atividades dos profissionais eram realizadas em uma sala improvisada no Centro de Múltiplo Uso do Bairro São Jorge. Aproximadamente 40 famílias recebem atendimento da equipe do CREAS.

- Essa é a primeira inauguração de 2018. Em breve, muito em breve, teremos mais conquistas sendo apresentadas a nossa comunidade. É uma responsabilidade e um compromisso dos administradores para população santo-antoniense, e isso não nos falta - afirmou Puranci Barcelos, prefeito municipal.

Financiada pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), através de emenda parlamentar do deputado federal do Rio Grande do Sul, Luis Carlos Heinze (PP), a obra foi construída pela empresa Execcutta Projetos e Construções Eireli no valor total de R$ 415.150,00. Deste valor, em torno de R$ 21 mil foram de recursos livres da Prefeitura Municipal.

No prédio da nova unidade existem salas para equipe técnica, coordenação, reunião, oficina socioeducativa, atendimento de plantão e banheiros para usuários. O CREAS está localizado em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Francisco Morales.

O CREAS

O CREAS é uma unidade pública que oferta atendimento especializado e continuado às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violações de direitos, como por exemplo: violência física, psicológica e sexual, cumprimento de medida socioeducativa e pessoas que tiveram seus direitos, de alguma forma, violados.

A unidade também oferecerá atendimentos a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida); serviço de abordagem social (pessoa em situação de rua); serviço especializado às mulheres, crianças e idosos vítimas de violência; proteção social às pessoas com deficiência, idosos e suas famílias; supervisão de serviço de acolhimento institucional – Casa Lar; proteção em situação de calamidade pública e outros.

Horário

O horário de funcionamento do CREAS é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.