Secretaria da Saúde divulga mudanças no Calendário de Vacinação

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/01/2017 às 12:10   |   Imprimir

  O Calendário Nacional de Vacinação terá mudanças significativas que foram adotadas a partir do dia 02 de janeiro de 2017. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, as alterações abrangem a vacina contra o HPV que neste ano irá incluir meninos com a faixa etária de 12 a 13, além de mulheres e homens vivendo com DST/Aids, na faixa etária de nove a 26 anos. As vacinas estarão disponíveis a partir do dia 10 de março na Sala de Vacinas.

  De acordo com a nota informativa do Programa Nacional de Imunizações (PNI), da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o objetivo da vacinação para a população de sexo masculino é prevenir os cânceres de pênis e verrugas genitais. Além disso, por serem os responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras, os homens, ao receber a vacina, colaborarão com a redução da incidência do câncer de colo de útero e de vulva nas mulheres, prevenindo também casos de cânceres de boca, orofaringe, verrugas genitais em ambos os sexos.

  Neste ano, também será disponibilizada para ambos os sexos a vacina meningocócica C (conjugada), na faixa etária de 12 e 13 anos de idade, considerando um reforço ou dose única.

  A vacinação de adolescentes proporcionará proteção direta impedindo o deslocamento do risco de doença para esses grupos etários, alcançando, ainda, o desejado efeito protetor da imunidade, que estende a proteção aos indivíduos não vacinados.

 

Com informações SVS/Ministério da Saúde