Saúde promove palestra em comemoração ao Novembro Azul

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 28/11/2016 às 09:51   |   Imprimir

Um bom público participou na manhã da última sexta-feira, 25, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), da palestra em comemoração ao Novembro Azul. A ação promovida pela Prefeitura de Santo Antônio das Missões, através da Secretaria da Saúde, teve o propósito de alertar o público masculino sobre a importância do autocuidado e prevenção ao câncer de próstata. A apresentação foi feita pela coordenadora regional da Saúde do Homem, Jane Kellin e Rodrigo Reis.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos, cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 40 anos de idade.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta que o exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito.