Demanda que há anos trazia transtorno para a comunidade foi solucionada

• Segundo o secretário Mauro Dias, "esse foi mais um avanço do município"

Assunto: Obras  |   Publicado em: 28/08/2014 às 09:22   |   Imprimir

A Administração Municipal, através de suas secretarias, mais uma vez apresenta resultados consistentes para resolução de demandas que há anos vem trazendo transtornos à comunidade de Santo Antônio das Missões. Desta vez, em uma ação conjunta da Secretaria de Saúde (Agentes de Combate a Dengue), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Coordenadoria de Meio Ambiente) e Secretaria de Infraestrutura (Coordenadoria de Serviços Urbanos), foi conseguido, depois de um ano de idas e vindas de documentação, firmar convênio com a empresa Reciclanip, responsável pelo recolhimento de pneus inservíveis (usados), a nível de Brasil.

Segundo o secretário Mauro Dias, “esse foi mais um avanço do município no que tange a Política de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, movimentando a Logística Reversa dos produtos. Da mesma forma já conseguimos destinação de óleo de motor veicular usado e lâmpadas em geral”. Nesta etapa foi carregada uma carreta baú com 15 m de comprimento, onde foi colocado pneus de vários anos de “estoque”. Aproximadamente 16 mil quilos.

De acordo com a agente de Combate a Dengue, Maria Adenir dos Santos Buchard “este é um momento importante, pois vem a coroar o nosso trabalho diário de prevenção a esta que é uma doença endêmica em nossa região. Com a eliminação correta dos pneus diminuiremos muito o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti)”. Santo Antônio das Missões dará uma destinação ecologicamente correta aos pneus inservíveis, pois havia um número elevado desse material.

A Secretaria de Saúde vinha recolhendo e depositando esse material na Garagem Municipal (Ponto de Coleta), alguns com larvas de mosquito da dengue, o que trazia uma preocupação enorme para os administradores. Agora que o município firmou esse convênio - não envolvendo despesa financeira para o município - uma campanha mais ampla será feita de recolhimento de pneus, armazenando adequadamente para posterior recolhimento.