Fórum Temático Regional em Santo Antônio das Missões debate o autismo

Direcionado a profissionais, mas também com a participação de familiares, pessoas com deficiência e interessados sobre o autismo, o Fórum Temático Regional sobre o tema “Unindo forças pela inclusão” foi desenvolvido em Santo Antônio das Missões nesta quarta-feira, 31. Apesar do grande volume de chuva, o evento promovido pela prefeitura de Santo Antônio das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e a Faders Acessibilidade e Inclusão - órgão gestor estadual desta política pública - conseguiu reunir um público de mais de 300 pessoas no Salão de Eventos da APAE.

A temática Autismo tem merecido grande interesse nas comunidades, onde os profissionais da educação e da saúde recebem constantes questionamentos e buscam informações. Para conscientizar e levar conhecimento sobre o assunto, o caminho é a orientação na identificação dos sinais de alerta para o Transtorno do Espectro do Autismo. A intervenção precoce auxilia na abertura de diálogo com os profissionais da área.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo presidente da fundação, Roque Bakof, e o prefeito de Santo Antônio das Missões, Puranci Barcelos dos Santos. Também participaram do ato a vice-prefeita Izalda Maria Barros Boccacio; o juiz de Direito Dr. Abel dos Santos Rodrigues; a secretária de Educação professora Rejane de Souza Miranda; a presidente da Apae Sandra Elizeth Bolacel e a presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped), Vera Belchor.

Municípios participantes

O Fórum Temático Regional contou com a participação dos municípios de São Borja, Bossoroca, Eugênio de Castro, Entre-Ijuís, São Luiz Gonzaga, Salvador das Missões, São Paulo das Missões, Dezesseis de Novembro e São Nicolau.