SMEC realiza reunião para revitalização da Rede de Apoio a Escola – RAE

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) realizou no dia 24 de março um encontro com representantes das escolas municipais, estaduais, entidades, secretarias e FICAI para organizar a revitalização da Rede de Apoio a Escola (RAE) em Santo Antônio das Missões.

A rede nada mais é do que a concretização dos artigos 227 da CF/1988, e do ECA, os quais preconizam que é dever também da sociedade assegurar o direito a educação. Com a criação da rede no município assuntos como infrequência, abandono escolar, questões familiares, inclusão, drogadição, mediação de conflitos, negligência e papel da família serão abordados e discutidos na busca de alternativas em conjunto com os representantes.

A reunião foi coordenada pelas supervisoras da SMEC, com a presença da secretária municipal de Educação professora Rejane Miranda, as quais fizeram a explanação da importância do papel da RAE dentro do município. Ficou definido que a rede realizará encontros bimestrais, bem como no mês de abril estará buscando uma palestra com o Promotor de Justiça da Comarca.

Encerrando a reunião foi realizada uma reflexão referente ao texto: “RAE para além do apoio à escola, rumo a ações” o qual trouxe como mensagem principal que “nada se faz sozinho, nada se conquista sozinho quando se vive e convive na sociedade” e que viver em harmonia é algo almejado por todos.

Equipe da Rede

A rede será composta por representantes das direções e vice-direções das escolas estaduais professoras Viviane Balbé e Volnira Carvalho, representantes dos diretores municipais professoras Fatima Pereira e Janete Moura, do Conselho Municipal da Educação professor Valdetar Barcelos, representante do Conselho Tutelar Moises Brum, representante do FUNDEB Glaucia Miranda, representantes da SMEC professoras Roselaine Lottermann e Vera Belchor, representantes da equipe multidisciplinar da SMEC Rosane Kowaleski e Leticia Gamarra, representante da Secretaria Municipal da Assistência Social Breno Oliveira, representante do NAAB Sara Freitas, representante da FICAI Gladis Miranda e representante da Secretaria Municipal da Saúde Marilene Goulart. Ficou definido que será solicitado representante dos professores municipais e também do COMDICA para compor a rede.