Realizado Dia de Campo sobre fenação em propriedade no Rincão dos Miranda

No dia 14 de janeiro, a Secretaria da Agricultura em parceria com a Emater/RS-Ascar realizou o Dia de Campo sobre fenação na propriedade do Sr. Jorge Luiz Ávila dos Santos, no Rincão dos Miranda. Cerca de 30 produtores de leite e pecuaristas familiares de Santo Antônio das Missões participaram da atividade. O evento ainda contou com a participação do prefeito Puranci Barcelos e dos vereadores Vineton Oliveira e Valdir Robalo, ao passo que estiveram presentes o técnico agrícola da Coopatrigo Paulo Paim, o secretário da Agricultura Eng. Agrônomo Hugo Santa Catarina, o chefe do escritório municipal da Emater Flávio Bonato e o Eng. Agrônomo André de Oliveira.

Em um primeiro momento o Sr. Jorge deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. Em seguida o Eng. Agrônomo da Emater André Oliveira falou sobre a importância do feno para a alimentação bovina nos períodos de baixa disponibilidade de pastagem, o momento correto de fazer o corte e os cuidados durante o processo de secagem e enfardamento.

Hoje uma das principais dificuldades dos produtores de leite do município é manter uma disponibilidade adequada de forragem aos animais durante todo o ano. É muito comum haver o excedente de pastagem nos meses de janeiro e fevereiro, de tal ponto que em muitos locais há a perda de qualidade nutricional das pastagens  devido o material ficar muito fibroso, pois o rebanho não consegue consumir a alta disponibilidade de forragem em pouco tempo, porém nos meses de abril e maio enquanto a pastagem de inverno ainda não está apta para o pastejo, se tem uma janela onde há falta de forragens para os animais, e consequentemente uma diminuição do volume de leite produzido nas propriedades.

Kit de fenação

Com o kit de fenação há a ótima oportunidade para o produtor não perder o pasto que está sobrando nos meses de janeiro e fevereiro, fazendo feno e armazenando essa forragem em condições ideais e garantindo a qualidade equivalente a pastagem natural.  Observa-se que muitos produtores chegam a comprar feno nessa janela de falta de pasto, pagando valores que variam de R$0,50 a R$1,50/kg de feno. Com o equipamento de fenação adquirido pela prefeitura esses produtores não precisarão mais adquirir feno e não haverá falta de forragem em suas propriedades, garantindo a constância no volume de leite entregue e renda satisfatória o ano todo.

Em seguida o chefe da Emater Flávio Bonato demonstrou como funcionam os equipamentos e os cuidados que devem ter para obter um feno de qualidade.

O Escritório Municipal da Emater está à disposição da comunidade rural e urbana para maiores informações sobre o processo de fenação e outras orientações técnicas.

Fonte: Eng. Agrônomo do Escritório Municipal da Emater André de Oliveira

Créditos fotos: Flávio Bonato