Prefeitura, Emater e Banco do Brasil visitam propriedades de agricultores

A meta é aumentar a produtividade, qualidade e a renda dos produtores que têm o leite como a principal fonte de renda. Esse é o objetivo do senhor Jorge Ávila dos Santos, produtor familiar que desenvolve como atividade principal a bovinocultura de leite, trabalho de obra familiar, junto com sua esposa e um dos três filhos. Atualmente ordenha 50 animais com produção de 600L/dia, alimentando os bovinos a base de pasto, ao passo que possui sistema de irrigação automatizado em uma área de 9 hectares, onde recentemente – como forma de agregação de valor a atividade rural – diversificou, implantando a operação de piscicultura, no Rincão dos Miranda, interior de Santo Antônio das Missões.

Veja as fotos

De acordo com Flávio Augusto Bonato, chefe do escritório local da Emater, o novo sistema produtivo teve seu êxito com a participação da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que licenciou a obra, bem como a Emater que participou da elaboração do projeto com acompanhamento da construção do feito e responsabilidade técnica. O Banco do Brasil, principal agente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), entrou com a liberação do crédito.

Na área do seu Jorge Ávila dos Santos, ainda foram construídos 04 tanques (açudes escavados) com aproximadamente 1.200m² cada, os quais, depois de realizada a correção do solo e adubação, irá receber alevinos para engorda e consequentemente comercialização.

O casal Vanda e José Carlos Antunes, por exemplo, residem em uma casa confortável e ajudam os 03 filhos nas despesas com a Universidade particular, mantidas com a produção do leite a base de pasto e complemento com ração e silagem na entressafra.

José Carlos e a esposa possuem uma área de 40 hectares com moderno sistema de ordenha e armazenamento da produção leiteira. Recentemente, com o apoio da assistência técnica da Emater, em consonância com agência de crédito, a família Antunes adquiriu um vagão forrageiro, equipamento que auxilia mecanicamente na coleta, transporte e descarga da silagem de milho que é produzida na propriedade e serve de alimento aos bovinos de leite.

O vagão forrageiro auxilia na atividade economizando tempo de trabalho e diminui a penosidade, por conseguinte melhorando a qualidade de vida familiar. Segundo dona Vanda, esposa de José Carlos, “até sobra um tempinho para assistir a novela”.

Na quarta-feira, 1º de junho, o prefeito Puranci Barcelos, juntamente com o chefe do escritório local da Emater Flávio Augusto Bonato e a gerente do Banco do Brasil Rosana Winterfeld, esteve visitando e acompanhando de perto os vários aspectos apresentados: gestão, organização, produção e qualidade do leite.

Assim, em Santo Antônio das Missões, é notável o crescimento de agricultores familiares em um pedaço de terra, onde expectativas estão sendo plantadas e os frutos da realização de uma vida digna estão sendo colhidos. “Dá para viver tranquilo”.